Logo do NEPE - Núcleio de Ensino e Pesquisa em Enfermagem

APRESENTAÇÃO

 

A Pesquisa transita em momentos ímpares do processo de formação e prática clínica do enfermeiro, cujos movimentos trazem fundamentos necessários à consolidação de um corpo de conhecimentos da enfermagem. Essa produção de novos saberes e práticas materializam-se no processo de cuidar em enfermagem. Essa visibilidade, estruturante da profissão, se alcança por meio da pesquisa.


Foi neste contexto que a Faculdade Wenceslau Braz (FWB) fundou o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem (NEPE), em março de 2011, a partir da necessidade de qualificar a pesquisa e os seus produtores e estabelecer as linhas de pesquisa na Instituição.

 

Em maio de 2017 com a mudança da denominação da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz para Faculdade Wenceslau Braz viu-se a necessidade de alterar o nome NEPE (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem para NEPI (Núcleo de Ensino e Pesquisa Interdisciplinar).

 

A pesquisa na FWB tem o seu gerenciamento centrado neste Núcleo, que se destina a capacitação em pesquisa e sua institucionalização. Entende-se por institucionalização da pesquisa na FWB o processo de construção do projeto de pesquisa até seu relatório final, com sua divulgação em meio impresso e/ou digital, seja em eventos científicos ou núcleos de pesquisa.


A Coordenadoria do NEPI assume também como missão estimular docentes e graduandos a se engajarem em projetos científicos como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A Iniciação científica tem se constituído em atividade prioritária, com inserção cada vez maior de graduandos e docentes/pesquisadores no desenvolvimento de investigações científicas.

 

A evolução quantitativa das bolsas do PROBIC da FAPEMIG vem se mantendo positiva nos últimos anos, aumentando de 10 para 20 bolsas no período de 2009 a 2013.

 

No ano de 2014 atingimos 30 bolsas de Iniciação Científica, com fomento da FAPEMIG.