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Iniciação científica

 

 

Toda instituição de ensino superior, que visa a excelência acadêmica na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, desempenha importante papel no desenvolvimento das investigações científicas, tecnológicas e humanísticas.

 

A iniciação científica é uma via dinâmica para a produção de novos conhecimentos, permitindo introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica.

 

Entende-se que a possibilidade de inserir o graduando desde o inicio de sua formação acadêmica, na iniciação científica, contribuirá para a produção de conhecimentos e qualificação humana.

 

Nesta perspectiva, a FWB em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), introduziu o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC).

 

Essa bolsa de iniciação científica é um estímulo para os graduandos no caminhar científico, apoiados pelos docentes/pesquisadores da FWB, além de ser um instrumento de fomento à formação de recursos humanos na área das ciências da saúde.

 

O aluno da FWB desde os primeiros períodos tem contato com o método científico, através do NEPI, que realiza oficinas e cursos para formação em pesquisa, além da disciplina de Metodologia Científica para subsidiar fundamentação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Neste link, focar-se-á a iniciação científica com fomento, que a FWB fez a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

Neste cenário da iniciação científica, o NEPI/ FWB, sensibiliza a comunidade acadêmica para a pesquisa, com fomento e sem o mesmo, contribuindo para o avanço do corpo de conhecimentos científicos da profissão, sob paradigma da interdisciplinaridade, que assume-se como definição, “uma abordagem metodológica, na busca sistemática de integração das teorias, das disciplinas, com base numa concepção multidimensional dos fenômenos”.

 

A importância da interdisciplinaridade neste núcleo de pesquisa na FWB surge com o próprio desenvolvimento técnico-científico, a partir do momento que se considera o fenômeno a ser pesquisado, sob novos desenhos metodológicos.