Logo do NEPE - Núcleio de Ensino e Pesquisa em Enfermagem

manual

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PROBIC/ FAPEMIG NA FWB

 

Toda instituição de ensino superior, que visa a excelência acadêmica na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, desempenha importante papel no desenvolvimento das investigações científicas, tecnológicas e humanísticas.

 

A iniciação científica é uma via dinâmica para a produção de novos conhecimentos, permitindo introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica.

 

Entende-se que a possibilidade de inserir o graduando desde o inicio de sua formação acadêmica, na iniciação científica, contribuirá para a produção de conhecimentos e qualificação humana.

 

Nesta perspectiva, a FWB em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), introduziu o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC).

 

Essa bolsa de iniciação científica é um estímulo para os graduandos no caminhar científico, apoiados pelos docentes/pesquisadores da FWB, além de ser um instrumento de fomento à formação de recursos humanos na área das ciências da saúde.

 

O aluno da FWB desde os primeiros períodos tem contato com o método científico, através do NEPI, que realiza oficinas e cursos para formação em pesquisa, além da disciplina de Metodologia Científica para subsidiar fundamentação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Neste link, focar-se-á a iniciação científica com fomento, que a FWB fez a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

Neste cenário da iniciação científica, o NEPI/ FWB, sensibiliza a comunidade acadêmica para a pesquisa, com fomento e sem o mesmo, contribuindo para o avanço do corpo de conhecimentos científicos da profissão, sob paradigma da interdisciplinaridade, que assume-se como definição, “uma abordagem metodológica, na busca sistemática de integração das teorias, das disciplinas, com base numa concepção multidimensional dos fenômenos”.

 

A importância da interdisciplinaridade neste núcleo de pesquisa na FWB surge com o próprio desenvolvimento técnico-científico, a partir do momento que se considera o fenômeno a ser pesquisado, sob novos desenhos metodológicos.

 

 

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PROBIC

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Este manual destina-se a docentes e alunos que pleiteiam bolsa no Programa de Iniciação Científica – PROBIC, da Faculdade Wenceslau Braz.

 

A- Criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC na FWB

 

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC, na FWB foi oficialmente criado em 01/02/2010.

 

Nos dias 26/04/11, foi realizado o 1º Congresso de Iniciação Científica da EEWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, e a Conferência proferida pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Carvalho, Professor da UNIFEI sobre o tema: “Programa Brasil sem Fronteiras”.

 

Nos dias 27/04/12 foi realizado o 2º Congresso de Iniciação Científica da EEWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. Nelson Tavares, consultor da FAPEMIG. A Palestra proferida foi “ A FAPEMIG e a iniciação científica”.

 

Nos dias 28/04/13 foi realizado o 3º Congresso de Iniciação Científica da EEWB , cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Policarpo Gonçalves de Abreu, Presidente da FAPEMIG, proferindo a Conferência com o tema: “A FAPEMIG no contexto da pesquisa em Minas Gerais”.

 

Nos dias 23/04/14 foi realizado o 4º Congresso de Iniciação Científica da EEWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, e o Prof. Dr. Fábio Herbst Fiorenzano, USP (Lorena) proferindo a Conferência com o tema: "O Papel da Iniciação Científica na Formação de Jovens Pesquisadores".

 

Nos dias 29/04/15 foi realizado o 5º Congresso de Iniciação Científica da EEWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, e a Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga, Coordenadora do NEPE, em que sua orientanda Isabella Barbosa Ramos, apresentou sua pesquisa de iniciação científica, intitulada: “Iniciação científica : interface com as linhas de pesquisa de um curso de graduação em enfermagem”.

 

Nos dias 18/04/16 foi realizado o 6º Congresso de Iniciação Científica da EEWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva e o Prof. Me. Rogério Silva Lima, UNIFAL (Alfenas) proferindo a Palestra com o tema: “O que a iniciação científica me ajudou na trajetória profissional”.

 

Nos dias 15 e 16 de maio de 2017 foi realizado o VII Congresso de Iniciação Cientifica da FWB cuja abertura foi feita pela coordenadora do NEPI Profª Drª. Cristiane Giffoni Braga e a palestra de abertura pelo Prof. Dr. Rodolfo Faria de Souza com o tema "Trajetória científica de um pesquisador: da graduação a pós-graduação".

 

No dia 20 de março de 2018 foi realizado o VIII Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pela coordenadora do NEPI, Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga, e a Diretora Profa Me. Débora Vitoria Alexandrina Lisboa Vilella, tendo como palestra de abertura pelo Prof. Dr. Roberto Meira Júnior, com o tema "A visão dos órgãos de fomento quanto aos projetos de Iniciação Científica."

 

A seleção dos projetos (critérios) desde 2009 até 2013 foi por meio do atendimento às solicitações estabelecidas no Edital do PROBIC.

 

Em 2013 esta quota foi aumentada para 30 (trinta) bolsas.


As bolsas no âmbito do PROBIC são oferecidas também através de edital próprio publicado anualmente.

 

B- Objetivos do Programa de Iniciação Científica da FWB

 

2009- Conhecer em que consiste a iniciação científica.

 

2010- Conhecer o Programa Brasil sem fronteiras e sua repercussão ao estudante brasileiro.

 

2011- Identificar a atuação da FAPEMIG na iniciação científica das Instituições de Minas Gerais.


2012- Conhecer a atenção da FAPEMIG no contexto da pesquisa mineira.


2013-Conhecer a atenção da FAPEMIG no contexto da pesquisa mineira.


2014-Conhecer o papel da iniciação científica na formação dos alunos/pesquisadores.


2015-Consolidar as linhas de pesquisa na Instituição, como interface na formação do pesquisador da FWB.

 

2016-Identificar o papel da iniciação científica na trajetória profissional de um pesquisador.

 

2017-Conhecer a formação de pesquisador egresso da FWB desde o contato com iniciação científica na Instituição.

 

2018- Conhecer os determinantes de incentivo à pesquisa científica pelos órgãos de fomento.

 

C- Funcionamento do Programas de Iniciação Científica- PROBIC/FAPEMIG na FWB

 

As bolsas são atribuídas aos alunos após seleção dos projetos, de acordo com critérios, fundamentados conforme normatização da FAPEMIG (2016), no que diz respeito ao mérito, relevância, estrutura e adequação metodológica, orçamento e qualificação da equipe (ANEXO A) - Instrumento de avaliação dos Projetos de Pesquisa para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica- PROBIC /FAPEMIG na FWB, ancorado, se for o caso, para desempate, no (ANEXO A.1), a ser detalhado:

 

a) Mérito científico do projeto. Critérios quanto à forma, conteúdo, trajetória metodológica e outros critérios importantes.

 

b) Mérito acadêmico do aluno: publicações, participação em eventos científicos, evidenciados em seu currículo Lattes do CNPq.

 

c) Mérito acadêmico do orientador. A análise se baseará no perfil de publicações descrito no seu currículo (modelo Lattes do CNPq) atualizado nos últimos três meses.

 

d) Prevalecerão como critério para desempate, sucessivamente, os pontos obtidos em:

 

a) mérito do projeto;

 

b) mérito acadêmico do graduando;

 

c) mérito acadêmico do orientador.

 

O projeto que não conseguir nota superior a 50% no item mérito científico do projeto será desclassificado.

 

Professores doutores ou mestres poderão se apresentar como orientadores com quantos projetos desejarem. Porém, cada orientador, não poderá comprometer seu horário de trabalho.

 

Não serão aceitas propostas de orientadores sem título de Mestre ou Doutor.

 

Cada aluno, no ano da bolsa vigente, poderá ser bolsista e coautor, ou seja, estar, no máximo, em duas pesquisas, sendo tal medida válida também para o coautor.

 

Cada projeto só pode apresentar um graduando como autor.

 

A bolsa deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo projeto de pesquisa e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares.

 


PROTOCOLOS e Orientações NEPI/FWB PARA INSCRIÇÃO PROBIC/FAPEMIG

 

No ato da inscrição deverá ser entregue:

 

- (1)uma cópia espiralada do projeto de pesquisa atual aprovado pelo CEP/FWB,

 

- separadamente o Parecer Consubstanciado emitido pelo CEP/FWB, aprovado;

 

O orientador deverá preencher os ANEXOS abaixo listados e entregar ao NEPI no ato da inscrição para o PROBIC/FAPEMIG:

 

- ANEXO B -Formulário de Inscrição para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), da FAPEMIG;

 

- ANEXO C -Formulário para Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica – Formulário 10 FAPEMIG

 


ORIENTAÇÕES NEPI:

 

Após ser aprovado pela Comissão de Pesquisa do NEPI, o bolsista juntamente com seu orientador, respectivamente, serão convocados para uma reunião, na primeira semana de fevereiro, com a Coordenadora do NEPI e Gestora da FAPEMIG na Instituição, juntamente com os colaboradores em Tecnologia e Informação (TI), financeiro e bibliotecária da FWB, que receberão orientações sobre a trajetória de 12 meses na vigência da bolsa e sua finalização na institucionalização da pesquisa no acervo bibliográfico e divulgação, além dos deveres de bolsista e orientador, o cadastramento no Everest, que é de responsabilidade do Orientador, que enviará os dados solicitados para o Colaborador em Tecnologia e Informação (TI) da Instituição.

 

As orientações para abertura da conta bancária serão esclarecidas pela colaboradora do financeiro.

 

A bibliotecária reforçará os protocolos de entrega da pesquisa na biblioteca.


O cadastro e efetivação do bolsista e orientador no Everest é de responsabilidade do bolsista e orientador, sob orientação da Colaborador da TI, uma vez que este setor, na Instituição, é responsável pelo processamento online e lançamento dos bolsistas e orientadores na plataforma Everest da FAPEMIG.


Caberá ao NEPI, a responsabilidade no monitoramento da produtividade científica nas pesquisas, e desta reunião de instruções e cumprimento de deveres durante a vigência da bolsa, além de, mensalmente estruturar as atividades científicas dos bolsistas e orientadores, por meio de oficinas de pesquisa, cursos formadores em pesquisa e o café científico para aprimoramento dos orientadores, etc, todas essas atividades para serem descritas no RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES DE PESQUISA (ANEXO D). Essas atividades são obrigatórias para o orientador e orientado. Caso contrário haverá cancelamento da bolsa e o orientador também não poderá exercer orientação de pesquisa, sem estas atualizações em pesquisa.

 

O bolsista do Programa PROBIC/FAPEMIG, deverá seguir a observância das datas, previamente avisadas quanto ao CALENDÁRIO DE ENTREGA DOS RELATÓRIOS E PAGAMENTO DAS BOLSAS, sendo este devidamente preenchido, e assinado pelo orientador, estando anexados os certificados de produtividade.


Em hipótese alguma, após a data divulgada pela coordenação no NEPI, se fará o recebimento do Relatório, em que deverá ser entregue à Gestora da FAPEMIG na FWB.


O bolsista que não cumprir o prazo de entrega do relatório, conforme determinado no calendário já estabelecido pelo NEPI, somente entregará o relatório mensal e terá respectivamente seu comprovante para retirada do pagamento na tesouraria, no mês seguinte.


No Seminário de Iniciação Científica, até 2017, denominado Congresso de Iniciação Científica, o bolsista é obrigado a participar de todas as atividades, assim como apresentar sua pesquisa fomentada pela FAPEMIG, e, ser a mesma avaliada por uma banca de qualificação, constituída de dois membros, sendo um dos professores designado pelo NEPI, mediante observância da linha de pesquisa e o outro convidado pelo orientador e orientado.


Para encerrar a vigência da bolsa, em fevereiro o orientador deverá entregar o RELATÓRIO FINAL de produtividade do bolsista, conforme orientação do NEPI para preenchimento.

 


PROTOCOLOS PRÉ – BANCA :

 

Para agendamento da banca de qualificação de sua pesquisa, o bolsista deverá ter em mãos, apresentando ao NEPI as seguintes documentações:

 

-ANEXO E (Formulário de Agendamento de defesa); devidamente preenchido pelo orientador com justificativa de indicação dos membros da banca examinadora, mediante linhas de pesquisa do NEPI/ FWB;

 

-ANEXO F (Ata de Apresentação da Pesquisa de Iniciação Científica (ATA DE DEFESA);

 

-ANEXO G Folha para Aprovação da Pesquisa do PROBIC/FAPEMIG, com preenchimento completo dos nomes dos membros da banca examinadora;

 

-ANEXO H o Instrumento de Avaliação de Pesquisa de Iniciação Científica do PROBIC/FAPEMIG. Sendo que o orientador e orientado estão cientes de que este constitui de duas etapas. Na ETAPA I a pontuação ocorrerá no momento da defesa e posteriormente, com retorno do orientador para preenchimento da ETAPA II, de maneira a concluir a institucionalização da pesquisa de iniciação científica, com fomento FAPEMIG na FWB.

 

O NEPI registrará as notas oriundas desse instrumento e, providenciará as devidas declarações, e/ou certificados para o bolsista que publicou a pesquisa em periódico eletrônico.

 

Este certificado como bolsista do PROBIC/ FAPEMIG, concedido pela Instituição em parceria com a FAPEMIG, somente será entregue ao bolsista, mediante apresentação ao NEPI, em uma cópia, impressa, do artigo publicado no periódico de escolha do bolsista e orientador.

 


PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDOS APÓS BANCA PELO ORIENTADOR E ORIENTADO

 

NO NEPI

 

Após a banca, de imediato a defesa, o bolsista, com seu respectivo orientador, deverão entregar ao NEPI os ANEXO F, ANEXO G, e ANEXO H.

 

Orientações

 

A pesquisa aprovada pela banca examinadora, deverá passar por:

 

a- Revisão da ABNT obrigatória na FWB, sendo exigido na biblioteca o carimbo e registro da bibliotecária que o fez;

 

b- Abstract deverá ser feito por um profissional com formação em Letras, com enfoque no português/inglês, e seja apresentado o carimbo de seu registro e ou da escola de idioma que o mesmo trabalha;

 

c- Resumo conforme preconizado e orientado pela bibliotecária na FWB;

 

d- Correção ortográfica e gramatical também com comprovação de quem executou;

 

A publicação da pesquisa é obrigatória, para comprovar a produtividade na pesquisa, portanto, deverá ser entregue à bibliotecária o comprovante de submissão do artigo e sugere-se em periódicos indexados na área em que o fenômeno da pesquisa foi investigado, devendo o bolsista entregar ao NEPI o comprovante de artigo no prelo, para fins de relatório final de produtividade científica.

 

Os autores devem informar na publicação que o trabalho foi apoiado pela FAPEMIG, através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC – FAPEMIG.

 

Todos esses comprovantes deverão ser entregues à bibliotecária, no ato de depósito da pesquisa, juntamente com os demais protocolos a seguir descritos na Biblioteca.

 

 

NA BIBLIOTECA

 

Na biblioteca deverão apresentar os protocolos exigidos que se encontram no link da mesma, a saber:

 

-Termo de publicação eletrônica do trabalho,

 

-Formulário de solicitação da ficha catalográfica,

 

-A bibliotecária se encarregará, uma vez todos os protocolos recebidos e corretos, de inserir no Portal da FWB- biblioteca, os anais de iniciação científica do PROBIC/FAPEMIG na FWB, via online, para acervo da pesquisa institucional.

 

D- Publicações dos Editais:

 

O início do processo de seleção pressupõe uma ampla divulgação, por meio de Edital, das condições e requisitos necessários para orientadores, alunos e projetos.

 

O edital consiste de:

 

• Prazo de inscrição;
• Período de seleção;
• Período de vigência das bolsas;
• Requisitos para orientador, projeto de pesquisa e aluno;
• Número máximo de bolsistas por orientador;
• Número máximo de projetos inscritos por orientador;
• Número máximo de projetos inscritos por aluno;

• Critérios de seleção dos projetos de pesquisa para PROBIC/FAPEMIG (ANEXO A)


E- Documentação para o PROBIC/FAPEMIG na FWB

 

• Uma (1) cópia impressa do formulário de inscrição (ANEXO B);
• Uma (1) cópia do Formulário 10 da FAPEMIG preenchido (ANEXO C);
• Uma (1) cópia do Currículo Lattes do candidato atualizado nos últimos três meses;
• CPF;
• Declaração de que o aluno não recebe rendimentos de qualquer natureza (Preencher ANEXO C do manual de orientação Formulário 10 – item 07)
• Currículo Lattes do orientador; atualizado nos últimos três meses;

• Uma (1) cópia impressa do Projeto de pesquisa, ESPIRALADO, que deve conter: introdução, objetivos, justificativa (relevâncias científica, profissional e social, implicações teóricas, metodológicas (se for o caso), trajetória metodológica, cronograma, orçamento, apêndices e anexos, referências bibliográficas);

• Uma (1) cópia do Parecer Consubstanciado emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa aprovando o projeto.

 

F- Requisitos e Compromissos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)/FAPEMIG na FWB:

 

1. Para o orientador:

 

• Ser docente da FWB, com vínculo empregatício;
• Ser portador de título de Mestre ou Doutor;
• Estar cadastrado no Lattes/CNPq e Sistema Everest;
• Ter pesquisas científicas, evidenciadas no Lattes/CNPq;
• Assumir compromisso formal com as atividades do bolsista; em consonância com a linha de pesquisa estruturada no NEPI;

• Incluir o nome do bolsista de iniciação científica e da FAPEMIG nas publicações oriundas da pesquisa e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, para cujos resultados houve a participação efetiva do bolsista;

• Solicitar ao NEPI, por escrito, o cancelamento imediato do pagamento ao bolsista que descumprir o plano de trabalho, preenchendo formalmente o Formulário para Cancelamento do Bolsista no PROBIC/FAPEMIG na FWB (ANEXO I);

• Informar, imediatamente ao NEPI, de forma impressa, com as devidas assinaturas dos envolvidos, qualquer alteração na relação e compromissos do bolsista com o desenvolvimento das atividades de seu plano de trabalho.

 

2.Para o aluno BOLSISTA:

 

• Estar cadastrado no Lattes/CNPq e Sistema Everest;
• Ter cursado pelo menos o 2° período do curso de graduação, quando do início da vigência da bolsa;
• Não estar cursando os últimos períodos do último ano do curso quando do início da vigência da bolsa; pois neste período se dedicará ao TCC; conforme regimento da FWB;
• Não ser bolsista de iniciação científica de agência externa;
• Não ter sido bolsista excluído de outro PROBIC;

• Apresentar a pesquisa no Seminário de Iniciação Científica, assim como participar, obrigatoriamente de todas as atividades de pesquisa na FWB durante vigência da bolsa FAPEMIG;

• Publicar a pesquisa do PROBIC/FAPEMIG em periódicos na área do fenômeno pesquisado e/ou da enfermagem;
• Devolver à FWB, todas as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

- O BOLSISTA QUE NÃO CUMPRIR OS PRAZOS estabelecidos pelo NEPI, será encaminhado para a gestora na FWB e desligado da FAPEMIG, não sendo aceitas justificativas posteriores de orientador e bolsista.

 

As Bolsas:

 

O valor da bolsa de Iniciação Científica do programa PROBIC o valor da bolsa será discriminado na Tabela de Mensalidades de Bolsa da FAPEMIG, disponível no endereço www.fapemig.br

 

Impedimentos:

 

São considerados impedimentos para a participação no PROBIC como aluno bolsista:

 

• Estar cursando o primeiro período do curso quando do início da vigência da bolsa;
• Estar cursando o último ano do curso quando do início da vigência da bolsa;
• Ser bolsista de iniciação científica de agência externa;
• Ter sido bolsista excluído do PROBIC;

• No caso do PROBIC não acumular bolsa (PROUNI com bolsa permanente ou outras) nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;

 

G- SEMINÁRIO de INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAPEMIG

 

O Seminário anual de Iniciação Científica é a culminância do PROBIC/FAPEMIG na Instituição Gestora.

 

Trata-se de um evento promovido pelo NEPI/FWB, em parceria com a FAPEMIG, que intitula-se desde 2017 como SEMINÁRIO, tendo como objetivo incentivar e divulgar os trabalhos de Iniciação Científica, fomentados pela FAPEMIG, desenvolvidos na Instituição FWB.

 

O Seminário de Iniciação Científica é de frequência anual, acontecendo no mês de fevereiro ou março, conforme calendário escolar, sendo realizado no período matutino e/ ou vespertino, contando como atividade de pesquisa da FWB, portanto com frequência obrigatória para alunos, bolsistas do PROBIC/FAPEMIG, orientadores e professores da Instituição.

 

 

 

Edital para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)- 2019/2020

 

 

DOWNLOADS - Arquivos para Operacionalizar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC